Filho de Doralice Martins de Faria e João Martins da Costa (conhecido como João Marcó), de origem bastante humilde, João Leoni de Faria, o Marcózinho, nasceu na Fazenda Lajeado, em Tupaciguara-MG, no dia 28/05/1954.
Foi nesse pequeno sítio que Marcózinho viveu até os 54 anos de idade, tendo sido arrimo de família a partir de 27/10/1971, quando do falecimento de seu João Marcó. Marcózinho contava com apenas 17 anos de idade.
Tendo experimentado uma depressão, Marcózinho fugiu de casa, a cavalo, no dia 19/03/1979, ocasião na qual escreveu sua Composição Musical, intitulada, “Lágrimas do Destino”.
Algum tempo depois, Marcózinho empreendeu o que ele mesmo chamou de uma “nova fuga”, dessa vez, porém, de ônibus, com destino a Barretos-SP, onde trabalhou na Fazenda Santa Helena, de propriedade do senhor Sebastião Caetano da Silva, o único patrão que conheceu, segundo relato do próprio Marcózinho. Nessa ocasião, ele compôs “Mineiro Que Pensa Pouco” (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). Era o ano de 1981 e apenas 44 dias foi o tempo em que Marcózinho permaneceu nesse emprego.
Marcózinho também passou por um tratamento psiquiátrico em Uberlândia-MG, durante 10 meses, além de ter passado também por um período de internação, em Uberaba-MG...
Por outro lado, Marcózinho teve também na mesma época, Aulas de Violão com o Professor Carlos Tavares de Paiva, já de saudosa memória. O Professor Carlos também foi o padrinho de Guilherme, filho de Marcózinho.
No dia 10/01/1982, Marcózinho se apresentou pela primeira vez em público, no Programa “Monte Alegre e Sua Gente”, apresentado por Aderbal Francisco Cunha, na Rádio Tupaciguara AM. Nessa época Marcózinho também lidava com o gado, atividade para a qual era necessário acordar às 04:00 da manhã!
Marcózinho atribui à Música o verdadeiro “Remédio” que o curou dos problemas psicológicos pelos quais havia passado:
"... foi só cantar, sarei por completo. Nunca mais tive problemas...".
Em 15/06/1982, Marcózinho se apresentou pela primeira vez em um Programa de Televisão: era o “Dito Trovador”, que ia ao ar pela TV Uberaba.
No mesmo ano, no dia 09/10/1982, realizou-se o Casamento de Marcózinho com Jorgina Francisca Faria. O casal tem também um casal de filhos (Lívia Faria Costa e Guilherme Faria Costa).
E Marcózinho prosseguia também com a lida no campo, na mesma Fazenda Lajeado, onde havia nascido.
E, no dia 09/01/1983, realizou uma nova apresentação, que foi no Programa “Fazenda Paranaíba”, apresentado por Zé do Bode e Alfredinho (ambos já de saudosa memória), na TV Paranaíba, em Uberlândia-MG. Com pouquíssimos recursos financeiros, Marcózinho se apresentava na mesma emissora em Uberlândia-MG, numa média de 3 a 4 vezes por ano.
Marcózinho também se apresentou na TV Triângulo (que posteriormente passou a se chamar TV Integração), nos dias 02/08/1986 e 02/09/1990.
E, durante um período de treze anos, Marcózinho se apresentou em diversos programas de Rádio nos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal, além do próprio Triângulo Mineiro!
Com muita dificuldade, tendo pedido ajuda prá muita gente, e tendo conseguido um Apoio Cultural do então Prefeito de Araporã-MG (Valdir Inácio Ferreira), Marcózinho gravou seu primeiro Disco, que foi um Compacto Duplo lançado pela Gravadora Carisma, no dia 29/04/1995!
Nesse Disco, 4 Composições de Marcózinho: “Bandoleiro”, “Razão Porque Sofri”, “Lágrimas do Destino” e “Fora do Compasso, Ninguém Dança”. Raríssimo, esse Compacto Duplo teve pouquíssimas "prensagens" e só se podia adquirí-lo através de contato com o próprio Marcózinho!
Clique nos links abaixo e ouça cada uma dessas que foram suas quatro primeiras Composições Musicais gravadas, em postagem no YouTube, a partir de lançamentos posteriores da Gravadora Tocantins:
Também com bastante dificuldade, Marcózinho lançou seu segundo Disco (“Volume 2”), dessa vez um CD, pela New System Produções Ltda., também pela Gravadora Carisma, no dia 20/06/2002. E, com a ajuda de alguns Amigos, o mesmo CD também foi lançado e distribuído (3.000 cópias) pela Gravadora MCK, em São Paulo-SP.
No dia 19/05/2006, Marcózinho decidiu se mudar para Uberlândia-MG, o que foi muito importante para o prosseguimento dos Estudos de seus dois Filhos (Lívia e Guilherme). De início, foi só a Esposa Jorgina e o casal de Filhos, no entanto, Marcózinho também se viu obrigado a vender os porcos, as galinhas e as vaquinhas, passando a residir também em Uberlândia-MG, a partir de 28/07/2008.
A Gravadora Tocantins, localizada em Jandira-SP, contratou Marcózinho, no dia 07/11/2011, e relançou o mesmo CD, intitulado “Volume 2”.
No dia 26/05/2012, Dona Doralice, a Mãe de Marcózinho, faleceu, aos 91 anos de idade. Lúcida, ela ainda fazia crochê sem usar óculos!
E, em 23/05/2014, a Tocantins lançou o CD intitulado “Domador Por Profissão” (2.000 cópias). Esse Disco contou com o patrocínio do Armazém Martins e também da Secretaria de Cultura de Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG.
E foi no dia 28/06/2015 que “Marcózinho e Banda” (com 4 integrantes) realizaram o Show de lançamento do mesmo CD no Teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia-MG.
De acordo com o próprio Marcózinho,
"... Já consegui muitas conquistas na minha Carreira, mas esta é fabulosa, porque uma pessoa com pouco estudo, do meio rural, de outro município, se apresentar com grande sucesso em uma cidade grande, para um bom público, sem dúvidas, é uma enorme vitória...".
Tendo apenas o Curso Primário, ou seja, o Diploma da Quarta Série do Primeiro Grau, Marcózinho vive atualmente exclusivamente da Carreira Musical e é filiado, desde 1986, à Ordem dos Músicos do Brasil!
Clique aqui
e assista à uma participação de Marzózinho no Programa
Sertão Em Festa,
apresentado pelo Arimatéia, e que foi ao ar em 2024 pela RedeTV - transmitido pelo Canal 15.1 para Uberlândia-MG e Araguari-MG. Nessa Apresentação, Marcózinho interpreta "Poder do Criador", com a participação da Dupla "Di Paulo e Paulino", que homenageiam o Compositor Marcózinho: o "Mineiro Disfarçado de Gaúcho", segundo o Apresentador Arimatéia!
E, por falar em "Mineiro Disfarçado de Gaúcho",
Clique aqui
e assista a mais uma participação de Marcózinho no Programa
Sertão Em Festa,
dessa vez em Fevereiro de 2025, apresentado pelo Arimatéia. Nesse clip, Marcózinho interpreta sua belíssima Composição intitulada "Boiadeiro"!
Clique aqui
e assista a uma participação de Marcózinho no Programa
Pampa e Cerrado,
que foi gravado no dia 17/09/2024, apresentado por Fábio William. Marcózinho interpreta três de suas belíssimas Composições: "Besta Bagunça", "Gaúcho Andante" e "Carro de Boi"!!!
Contatos para Shows e venda de CD' s:
F.: (34) 3211-0357
(34) 99777-0357
(11) 4707-3728
(11) 99682-9863 - Whatsapp
e-mail:
[email protected]
Muito Obrigado, mais uma vez, "Cumpadre" Maikel Monteiro!!! Parabéns por esse gesto que enriquece e ajuda cada vez mais e de forma brilhante a Preservação da Memória Musical Brasileira!!
Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua:
Clique aqui
e pegue o trem, que ele agora irá para Poços de Caldas-MG. Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla Caipira Raiz, formada em 1992, e que
também se preocupa em manter a autenticidade do Estilo Caipira Raiz, com um Repertório formado por Composições próprias, e também Clássicos já
consagrados ao longo dos anos, visando não deixar jamais que o povo se esqueça das suas origens, Culturas e Crenças! Além de terem participado
brilhantemente de diversos Festivais e renomados programas de Rádio e TV, os integrantes da Dupla criaram também a
"Associação de Violeiros de Poços de Caldas-MG"! Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla que é
João Carlos e Maurício.