Marcózinho









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira











Filho de Doralice Martins de Faria e João Martins da Costa (conhecido como João Marcó), de origem bastante humilde, João Leoni de Faria, o Marcózinho, nasceu na Fazenda Lajeado, em Tupaciguara-MG, no dia 28/05/1954.

Foi nesse pequeno sítio que Marcózinho viveu até os 54 anos de idade, tendo sido arrimo de família a partir de 27/10/1971, quando do falecimento de seu João Marcó. Marcózinho contava com apenas 17 anos de idade.

Tendo experimentado uma depressão, Marcózinho fugiu de casa, a cavalo, no dia 19/03/1979, ocasião na qual escreveu sua Composição Musical, intitulada, “Lágrimas do Destino”.

Algum tempo depois, Marcózinho empreendeu o que ele mesmo chamou de uma “nova fuga”, dessa vez, porém, de ônibus, com destino a Barretos-SP, onde trabalhou na Fazenda Santa Helena, de propriedade do senhor Sebastião Caetano da Silva, o único patrão que conheceu, segundo relato do próprio Marcózinho. Nessa ocasião, ele compôs “Mineiro Que Pensa Pouco” (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). Era o ano de 1981 e apenas 44 dias foi o tempo em que Marcózinho permaneceu nesse emprego.

Marcózinho também passou por um tratamento psiquiátrico em Uberlândia-MG, durante 10 meses, além de ter passado também por um período de internação, em Uberaba-MG...

Por outro lado, Marcózinho teve também na mesma época, Aulas de Violão com o Professor Carlos Tavares de Paiva, já de saudosa memória. O Professor Carlos também foi o padrinho de Guilherme, filho de Marcózinho.

No dia 10/01/1982, Marcózinho se apresentou pela primeira vez em público, no Programa “Monte Alegre e Sua Gente”, apresentado por Aderbal Francisco Cunha, na Rádio Tupaciguara AM. Nessa época Marcózinho também lidava com o gado, atividade para a qual era necessário acordar às 04:00 da manhã!

Marcózinho atribui à Música o verdadeiro “Remédio” que o curou dos problemas psicológicos pelos quais havia passado: "... foi só cantar, sarei por completo. Nunca mais tive problemas...".

Em 15/06/1982, Marcózinho se apresentou pela primeira vez em um Programa de Televisão: era o “Dito Trovador”, que ia ao ar pela TV Uberaba.

No mesmo ano, no dia 09/10/1982, realizou-se o Casamento de Marcózinho com Jorgina Francisca Faria. O casal tem também um casal de filhos (Lívia Faria Costa e Guilherme Faria Costa).

E Marcózinho prosseguia também com a lida no campo, na mesma Fazenda Lajeado, onde havia nascido.

E, no dia 09/01/1983, realizou uma nova apresentação, que foi no Programa “Fazenda Paranaíba”, apresentado por Zé do Bode e Alfredinho (ambos já de saudosa memória), na TV Paranaíba, em Uberlândia-MG. Com pouquíssimos recursos financeiros, Marcózinho se apresentava na mesma emissora em Uberlândia-MG, numa média de 3 a 4 vezes por ano.

Marcózinho também se apresentou na TV Triângulo (que posteriormente passou a se chamar TV Integração), nos dias 02/08/1986 e 02/09/1990.

E, durante um período de treze anos, Marcózinho se apresentou em diversos programas de Rádio nos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal, além do próprio Triângulo Mineiro!

Com muita dificuldade, tendo pedido ajuda prá muita gente, e tendo conseguido um Apoio Cultural do então Prefeito de Araporã-MG (Valdir Inácio Ferreira), Marcózinho gravou seu primeiro Disco, que foi um Compacto Duplo lançado pela Gravadora Carisma, no dia 29/04/1995!

Nesse Disco, 4 Composições de Marcózinho: “Bandoleiro”, “Razão Porque Sofri”, “Lágrimas do Destino” e “Fora do Compasso, Ninguém Dança”. Raríssimo, esse Compacto Duplo teve pouquíssimas "prensagens" e só se podia adquirí-lo através de contato com o próprio Marcózinho!

Clique nos links abaixo e ouça cada uma dessas que foram suas quatro primeiras Composições Musicais gravadas, em postagem no YouTube, a partir de lançamentos posteriores da Gravadora Tocantins:

Bandoleiro


Razão Porque Sofri


Lágrimas do Destino


Fora do Compasso, Ninguém Dança


Também com bastante dificuldade, Marcózinho lançou seu segundo Disco (“Volume 2”), dessa vez um CD, pela New System Produções Ltda., também pela Gravadora Carisma, no dia 20/06/2002. E, com a ajuda de alguns Amigos, o mesmo CD também foi lançado e distribuído (3.000 cópias) pela Gravadora MCK, em São Paulo-SP.

No dia 19/05/2006, Marcózinho decidiu se mudar para Uberlândia-MG, o que foi muito importante para o prosseguimento dos Estudos de seus dois Filhos (Lívia e Guilherme). De início, foi só a Esposa Jorgina e o casal de Filhos, no entanto, Marcózinho também se viu obrigado a vender os porcos, as galinhas e as vaquinhas, passando a residir também em Uberlândia-MG, a partir de 28/07/2008.

A Gravadora Tocantins, localizada em Jandira-SP, contratou Marcózinho, no dia 07/11/2011, e relançou o mesmo CD, intitulado “Volume 2”.

No dia 26/05/2012, Dona Doralice, a Mãe de Marcózinho, faleceu, aos 91 anos de idade. Lúcida, ela ainda fazia crochê sem usar óculos!

E, em 23/05/2014, a Tocantins lançou o CD intitulado “Domador Por Profissão” (2.000 cópias). Esse Disco contou com o patrocínio do Armazém Martins e também da Secretaria de Cultura de Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG.

E foi no dia 28/06/2015 que “Marcózinho e Banda” (com 4 integrantes) realizaram o Show de lançamento do mesmo CD no Teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia-MG.

De acordo com o próprio Marcózinho, "... Já consegui muitas conquistas na minha Carreira, mas esta é fabulosa, porque uma pessoa com pouco estudo, do meio rural, de outro município, se apresentar com grande sucesso em uma cidade grande, para um bom público, sem dúvidas, é uma enorme vitória...".

Tendo apenas o Curso Primário, ou seja, o Diploma da Quarta Série do Primeiro Grau, Marcózinho vive atualmente exclusivamente da Carreira Musical e é filiado, desde 1986, à Ordem dos Músicos do Brasil!



Clique aqui e assista à uma participação de Marzózinho no Programa Sertão Em Festa, apresentado pelo Arimatéia, e que foi ao ar em 2024 pela RedeTV - transmitido pelo Canal 15.1 para Uberlândia-MG e Araguari-MG. Nessa Apresentação, Marcózinho interpreta "Poder do Criador", com a participação da Dupla "Di Paulo e Paulino", que homenageiam o Compositor Marcózinho: o "Mineiro Disfarçado de Gaúcho", segundo o Apresentador Arimatéia!



E, por falar em "Mineiro Disfarçado de Gaúcho", Clique aqui e assista a mais uma participação de Marcózinho no Programa Sertão Em Festa, dessa vez em Fevereiro de 2025, apresentado pelo Arimatéia. Nesse clip, Marcózinho interpreta sua belíssima Composição intitulada "Boiadeiro"!



Clique aqui e assista a uma participação de Marcózinho no Programa Pampa e Cerrado, que foi gravado no dia 17/09/2024, apresentado por Fábio William. Marcózinho interpreta três de suas belíssimas Composições: "Besta Bagunça", "Gaúcho Andante" e "Carro de Boi"!!!







Contatos para Shows e venda de CD' s:
F.: (34) 3211-0357
(34) 99777-0357
(11) 4707-3728
(11) 99682-9863 - Whatsapp
e-mail: [email protected]




Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias do Manuscrito fornecido pelo próprio Marcózinho, além da preciosíssima Colaboração do "Cumpadre" Maikel Monteiro, Estudioso da Música e da Cultura Caipira Raiz e que também conhece a fundo a Trajetória Musical de diversos outros excelentes Intérpretes da Música Caipira Raiz, tais como as Irmãs Galvão, Tonico e Tinoco, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, Tuta e Tota, Jacó e Jacozinho, Leôncio e Leonel, Mineiro e Manduzinho, Luizinho, Limeira e Zezinha, Pininha e Verinha e Mogiano e Mogianinho, apenas para citar alguns!!!

Maikel é um excelente Colaborador desse site, além de que o resumo biográfico das Primas Miranda e das Duplas Mensageiro e Mexicano e Nízio e Nézio, foi fornecido na íntegra por Maikel Monteiro!

Muito Obrigado, mais uma vez, "Cumpadre" Maikel Monteiro!!! Parabéns por esse gesto que enriquece e ajuda cada vez mais e de forma brilhante a Preservação da Memória Musical Brasileira!!



Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Poços de Caldas-MG. Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla Caipira Raiz, formada em 1992, e que também se preocupa em manter a autenticidade do Estilo Caipira Raiz, com um Repertório formado por Composições próprias, e também Clássicos já consagrados ao longo dos anos, visando não deixar jamais que o povo se esqueça das suas origens, Culturas e Crenças! Além de terem participado brilhantemente de diversos Festivais e renomados programas de Rádio e TV, os integrantes da Dupla criaram também a "Associação de Violeiros de Poços de Caldas-MG"! Conheça um pouquinho dessa excelente Dupla que é João Carlos e Maurício.




Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo