André e Andrade









Página Inicial


Para saber mais...


Página Índice dos Compositores e Intérpretes


Ouvir Música Caipira





Naturais de Itaguari–GO, José de Freitas Machado, o André (foto à esquerda), nasceu no dia 01/04/1952. Seu irmão Sebastião de Freitas Machado, o Andrade (foto abaixo, à direita), nasceu no dia 30/05/1948.

André e Andrade são filhos de João de Freitas Machado e Maria José Pereira: uma família humilde e numerosa, composta por mais 10 irmãos, e que tiveram suas infâncias bastante ocupadas com o trabalho na lavoura, trabalho esse bastante pesado e exercido desde os 6 anos de idade, mas que não os impediu de desenvolver o Gosto Musical nem de tocar a Viola Caipira nas festas de Folias de Reis, acompanhados pelo pai, que era Compositor e Catireiro.

Foi no ano de 1973, quando André e Andrade contavam 21 e 25 anos de idade, respectivamente, que eles decidiram que a Música viria a ser a profissão certa para eles. Resolveram então trilhar essa trajetória em Anápolis–GO, onde foram contratados pela Rádio São Francisco, onde atuaram no Programa "Tarde Sertaneja", que era apresentado às Sextas-Feiras.

André e Andrade permaneceram por três anos nesse programa. E, nas horas vagas, a Dupla também se apresentava em festas de Folias, circos e parques infantis da cidade.

Em 1977, eles foram contratados pela RGD, na qual gravaram o primeiro LP (foto da capa à direita), com destaque para a Música "Jesus Cristo Veio ao Mundo" (Jose Seviero de Souza - André - Andrade). A gravação do primeiro Disco foi a realização de um antigo sonho e uma antiga promessa que finalmente estava sendo cumprida: os irmãos "André e Andrade" haviam prometido que, quando gravassem o primeiro Disco, colocariam uma foto de Jesus Cristo na contra-capa do mesmo e o tema da primeira Música seria a Ele dedicado.

E, na mesma gravadora RGD, André e Andrade gravaram ainda mais quatro LP's, dentre os quais, "Cama Fria" (em 1979 - foto da capa à direita), cuja vendagem lhes rendeu um "Disco de Ouro".


Em 1978, André e Andrade apoiaram, mesmo contra a vontade do pai, às suas irmãs Ana Lúcia e Luciana, que gravaram nesse ano o primeiro LP (pela Gravadora RDG (RDG-2035)). Era uma nova Dupla que começava a fazer sucesso na Família: as Irmãs Freitas (foto à esquerda)!

Em 1982, André e Andrade encerraram o contrato com a RGD e passaram a gravar seus Discos na Chantecler, onde permaneceram durante 4 anos, nos quais gravaram os LP's "Sinal Fechado", "Noite Comprida", "Amor que Vale Milhão" e"Amando Escondido". Quero aqui destacar a Faixa 2 do Lado 2 do LP "Noite Comprida", intitulada "Salada Musical" (Salada de Sucessos) (Moacyr dos Santos - Andrade), na qual André, Andrade e Douradinho cantam citando o nome de diversos sucessos da Música Caipira!!

Encerrado em 1988 o contrato com a Chantecler, André e Andrade continuaram a se apresentar em diversos lugares do Brasil e gravaram mais dois LP's independentes: um pela gravadora Danúbio e outro pela Trisson, além de terem se apresentado também nos programas "Frutos da Terra" (pela TV Anhanguera de Goiânia-GO - filiada à Rede Globo), Viola Minha Viola (pela TV Cultura de São Paulo-SP - apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso), "Som Brasil" (pela Rede Globo), "Raul Gil" (pela TV Record), "Empório Brasileiro" (pelo SBT - apresentado pelo Rolando Boldrin); "Especial Sertanejo" (pela TV Record), dentre outros.

Um momento importantíssimo na Carreira Musical da Dupla "André e Andrade" foi a parceria com Hamilton Carneiro (Apresentador do programa "Frutos da Terra") e com o saudoso Geraldinho (inesquecível Contador de "causos"). Foi nessa parceria que eles gravaram os dois excelentes CD's intitulados "Trova, Prosa e Viola - I" (em 1994) e "Trova, Prosa e Viola - II" (em 2000), CD's esses riquíssimos não apenas no excelente Repertório Caipira Raiz, mas também pela verdadeira "Aula de Cultura Caipira", através da Narração de Hamílton Carneiro e dos Causos contados pelo Geraldinho.

O encarte de ambos os CD's oferecem ao Apreciador um glossário dos termos regionais empregados pelo Geraldinho. Eu, particularmente, considero esses dois CD's como sendo o melhor Trabalho Musical da Dupla "André e Andrade"!

Merece destaque também a bem humorada Moda "Invencionice" (Hamílton Carneiro - André - Andrade), que é a 11ª Faixa do CD "Trova, Prosa e Viola - I" (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página).

Entre as gravações dos dois CD's "Trova, Prosa e Viola", a Dupla lançou em 1997 o CD "Sete por Três". E, em 2002, com o apoio dos amigos "Gino e Geno" e do Rick, André e Andrade gravaram (pela Warner) o CD "Paixão Caipira", com a participação da Dupla "Rick e Renner".

Ao longo da carreira, a Dupla "André e Andrade" gravou, até o momento, 17 Discos entre CD's e LP's, além de algumas participações especiais, como por exemplo, no LP de Rolando Boldrin "Terno De Missa" (Lançado em 1990 pela RGE - 320.6046), interpretando a belíssima "Moda Ecológica" (André - João de Freitas), e no CD de Daniel "Meu Reino Encantado III" (Lançado em 2005 pela Warner Music - 5050467903326), interpretando "O Último dos Carreiros" (José Béttio - Wilson Roncatti).

André e Andrade gravaram também os CD's "Sertão", "Pássaro Sem Ninho" e "Patrimônio Da Humanidade" em 2006, 2007 e 2008, respectivamente.

Quero aqui reproduzir o artigo "Jataí Na TV Cultura", escrito pelo Apreciador Maurílio Alves Neto, artigo esse que havia sido disponibilizado no site Diamantina Net - Turismo & Notícias, no dia 16/01/2005. Repare como Maurílio elogia a Dupla "André e Andrade", as Irmãs Freitas e a "Madrinha" Inezita Barroso:

Sábado, 15 de janeiro de 2005, estava assistindo ao Programa, Viola Minha Viola na TV Cultura, dirigido pela Artista Inezita Barroso, quando, de repente, ela convidou para cantar a Dupla Caipira, formada pelos goianos 'André e Andrade' que, meritoriamente, é considerada uma das melhores Duplas que cantam a genuína Música Raiz no Brasil. Depois da apresentação da primeira Música, a Dupla mandou um recado para seus pais que residem em Jataí-GO.

Por isso só, já fiquei arrepiado ao ouvir o nome de minha cidade ser comentado e levado aos mais longínquos lugares desse Brasil gigante. Logo após, a apresentadora convidou também para adentrar ao palco, outra Dupla goiana não menos famosa, as Irmãs Freitas, para que cantassem juntos, os quatro, a Música, 'Visita De Reis' (André - Andrade). Muito aplaudidos, os Cantores mencionaram novamente o nome de Jataí-GO. Depois dos elogios do público e da apresentadora, eis que ouço de viva voz, a própria Inezita mandar seu abraço aos pais das Duplas e ao Povo Jataiense em geral. Confesso que essa saudação encheu-me de orgulho, pois, embora distante há muito tempo de Jataí-GO e residindo atualmente em Goiânia-GO, capital de Goiás, nunca perdi o vínculo com a minha querida cidade, pela qual sou um apaixonado confesso.

Sou fã da dupla 'André e Andrade' desde o ano 2000 quando lançaram no mercado um CD com as Músicas, 'Fim de Semana' (Luis Carlos), 'É Sempre Assim' (Luis Carlos - André), 'Terra' (André - Mozart), 'Dose Dupla' (André - Cacilda), etc.

Pouco tempo mais tarde, na festa de Barretos-SP de 2002, foi lançado um CD com vários cantores, os melhores do Brasil, inclusive a Música de número 10 do CD, 'Paixão Caipira' (Rick) com 'André e Andrade'.

Depois eles lançaram o Álbum 'Paixão Caipira' pela Warner em CD com vários sucessos, tais como, 'Velho Rancho' (André - Mozart), 'Viola e Cantador' (Chico Amado - Anna Fernandez) e 'Visita de Reis' (André - Andrade), dentre outras.

Já as Irmãs Freitas, por serem goianas, acompanho-as desde algum tempo, aproximadamente 1976, quando ainda davam shows em circos e não eram famosas ainda. Relembro que fizeram muito sucesso com a Música, 'Canoeiro do Araguaia' (Albertino Soares - André - Andrade).

Hoje, suas Músicas são ouvidas nos vários municípios do Brasil, sendo que algumas dessas Músicas são verdadeiros sucessos, tais como, 'Amor Dividido' (Luciana - Pedro de Freitas), 'Velho Cuiabá' (Ilda Freitas - Alice Freitas - André Freitas - João Freitas), 'Amando em Segredo' (João de Freitas - Irmãs Freitas), etc.

Os nomes verdadeiros dessas musas da Música Caipira são, Alice de Freitas Machado e Ilda de Freitas Machado. Agora sobrou para a senhora, Ignez Magdalena Aranha de Lima, que atende pelo nome artístico de Inezita Barroso, que, a bem da verdade, é a grande Fada Madrinha da Música Regional do Brasil.

Essa digna Paulistana dispensa maiores comentários, pois além de Cantora é Atriz, Escritora e, desde 1980, comanda o Programa Viola Minha Viola, que se tornou o Templo Sagrado da Música Raiz no Brasil.

Sendo assim, como Jataiense gratificado, só posso mesmo desejar um Feliz e exitoso 2005 para as Duplas citadas acima, extensivos ao Programa Viola Minha Viola, na pessoa iluminada de Inezita Barroso, verdadeiro Patrimônio Artistico-Cultural do Brasil!







Na foto abaixo, de autoria de Sandra Cristina Peripato, "André e Andrade" ao lado das Irmãs Freitas e do Violeiro Arnaldo Freitas, no camarim do Programa Viola Minha Viola no dia 14/10/2009:



Arnaldo Freitas é um excelente Músico e toca Viola Caipira (junto com Valdir Batista Lemos "Escurinho" na Percussão, Andrezinho no Baixo e Joãozinho no Violão) no "Regional do Tico-Tico", no Viola Minha Viola, apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso e que vai ao ar pela TV Cultura de São Paulo-SP. E, na Viola Caipira, além do autêntico Repertório Caipira Raiz, Arnaldo Freitas também interpreta belíssimas Composições de Johann Sebastian Bach e Chorinhos tais como "Odeon" (Ernesto Nazareth)!!


Clique aqui e conheça uma página dedicada à Dupla "André e Andrade" no Site Recanto Caipira, desenvolvido por Sandra Cristina Peripato.


Clique aqui e conheça o Site Oficial de André e Andrade com biografia da Dupla, Discografia, Galeria de Fotos, Agenda de Shows, telefones e e-mails de contato.






Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias principalmente do Livro de Ayrton Mugnaini Jr. "Enciclopédia Das Músicas Sertanejas", da Revista Viola Caipira (editada pelo Pinho), do Site Oficial de André e Andrade e também dos sites Recanto Caipira, Dicinário Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Diamantina Net - Turismo & Notícias, Raiz Caipira e IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira.

Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível.



Essa viagem pela Música Caipira Raiz continua: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Inhumas-SP e Água Limpa-GO: conheça um pouquinho dessa dupla que "revolucionou" a Música Sertaneja tanto na instrumentação como também nas vestimentas e na temática das letras das músicas, mas que jamais se afastou demasiadamente de suas Raízes Sertanejas, tendo mantido uma certa fidelidade ao estilo Caipira em diversas de suas composições musicais. Conheça um pouquinho da trajetória dos Hippies do Mundo Sertanejo que são Léo Canhoto e Robertinho.




Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.
















Voltar ao Topo